segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Museu virtual no Minetest - Parte 4: Criação de bloco com texto interativo

Neste tutorial, veremos como montar um bloco interativo para o Minetest. Em termos mais técnicos, vamos criar um mod que exibirá um texto quando o usuário clicar com o botão direito sobre um node (ou der um duplo clique, no caso do Minetest estar rodando no celular). Seguiremos os princípios utilizados para construção de mods do Minetest, usando a linguagem de programação Lua. Na realidade, você não irá precisar escrever uma linha de código, mas já ira fazer alterações em um script .lua.
 

A ideia é que apareça um texto ao clicar na foto!

  

Preparação

A primeira coisa que você irá fazer é pesquisar e salvar uma imagem no formato PNG para usar como textura do bloco. Recomenda-se um retrato do artista da exposição ou algo que represente a mostra em exibição no museu. É importante também que sua imagem seja quadrada para manter a proporção do cubo. 

 

Estrutura de pastas e arquivos um mod

Para que um mod funcione no Minetest, vale ressaltar que ele sempre precisará estar localizado na pasta mods e possuir os seguintes arquivos, conforme o esquema abaixo:

  •     Minetest (pasta)
    • mods (pasta)
      •  texto_popup (pasta)
        • depends.txt (arquivo de texto)
        • init.lua (arquivo de texto)
        • mod.conf (arquivo de texto)
        • screenshot.png (arquivo de imagem png)
        • textures (pasta)
          • foto.png (arquivo de imagem png)
             


Instalando o Mod


1. Faça o download do mod texto_popup e descompacte dentro do diretório de mods do Minetest.

2. Substitua as imagens screenshot.png e textures/foto.png pela imagem que você baixou.

3. Abra o arquivo init.lua em um editor de texto e substitua o título da exposição e o texto curatorial pelo seu próprio texto.

As duas partes contornadas devem ser alteradas: linha 17 (título) e linha 19 (texto curatorial).

4. Salve o arquivo e feche o editor de texto.

5. Abra o Minetest e ative o mod na tela inicial, selecionando seu mundo e clicando no botão configurar.

 6. Teste o Mod. Selecione no inventário o bloco Texto Popup e insira no museu. Se tudo deu certo, você irá ver uma imagem como essa abaixo ao interagir com o bloco

Texto curatorial sendo exibido!

ATENÇÃO: Sempre que fizer mudanças no código do arquivo init.lua, delete o bloco e o reinsira para atualizar o mod. Será necessário também sair do museu e entrar novamente para aplicar as alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário