Neste tutorial, veremos como montar um bloco interativo para o Minetest. Em termos mais técnicos, vamos criar um mod que exibirá um texto quando o usuário clicar com o botão direito sobre um node (ou der um duplo clique, no caso do Minetest estar rodando no celular). Seguiremos os princípios utilizados para construção de mods do Minetest, usando a linguagem de programação Lua. Na realidade, você não irá precisar escrever uma linha de código, mas já ira fazer alterações em um script .lua.
A ideia é que apareça um texto ao clicar na foto! |
Preparação
A primeira coisa que você irá fazer é pesquisar e salvar uma imagem no formato PNG para usar como textura do bloco. Recomenda-se um retrato do artista da exposição ou algo que represente a mostra em exibição no museu. É importante também que sua imagem seja quadrada para manter a proporção do cubo.
Estrutura de pastas e arquivos um mod
Para que um mod funcione no Minetest, vale ressaltar que ele sempre precisará estar localizado na pasta mods e possuir os seguintes arquivos, conforme o esquema abaixo:
- Minetest (pasta)
- mods (pasta)
- texto_popup (pasta)
- depends.txt (arquivo de texto)
- init.lua (arquivo de texto)
- mod.conf (arquivo de texto)
- screenshot.png (arquivo de imagem png)
- textures (pasta)
- foto.png (arquivo de imagem png)
Instalando o Mod
1. Faça o download do mod texto_popup e descompacte dentro do diretório de mods do Minetest.
2. Substitua as imagens screenshot.png e textures/foto.png pela imagem que você baixou.
3. Abra o arquivo init.lua em um editor de texto e substitua o título da exposição e o texto curatorial pelo seu próprio texto.
As duas partes contornadas devem ser alteradas: linha 17 (título) e linha 19 (texto curatorial). |
4. Salve o arquivo e feche o editor de texto.
5. Abra o Minetest e ative o mod na tela inicial, selecionando seu mundo e clicando no botão configurar.
6. Teste o Mod. Selecione no inventário o bloco Texto Popup e insira no museu. Se tudo deu certo, você irá ver uma imagem como essa abaixo ao interagir com o bloco
Texto curatorial sendo exibido! |
ATENÇÃO: Sempre que fizer mudanças no código do arquivo init.lua, delete o bloco e o reinsira para atualizar o mod. Será necessário também sair do museu e entrar novamente para aplicar as alterações.
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